quarta-feira, 14 de maio de 2014

Utilidade * GTC


Muitas amigas me perguntam como consigo dar conta do Theo, da casa e da Doce a fio. Sim, alem daquela máxima que "mulher faz mil coisas ao mesmo tempo" as vezes fica difícil conciliar as responsabilidades sem enlouquecer.
Por conta de tudo isso, estabeleci algumas regras internas que me ajudam muito no funcionamento da minha vida. Se eu te disser que nunca, jamais eu tenho um dia fora da curva, eh mentira, claro, sabemos que quando se tem filhos pequenos e se trabalha em casa, tudo pode acontecer, mas acredite, minha tática ajuda E MUITO para que tudo fique nos eixos.

Resolvi que eh chegada a hora de compartilhar essas experiências, baseada nessas perguntas, cada vez mais frequentes. Por acaso, ontem li um artigo "por cima" no face do "I love Valentina" (um blog super bacana de seguir, com página no face também) que falava de "organização e otimização do tempo". Como eu disse, li bem por cima, mas entendi que se trata mais ou menos do que vou falar aqui. O sistema me pareceu bem complexo e fixo, a quem possa interessar, o nome eh sistema fly lady.
Link: http://flyrobrasileira.blogspot.com.br

Começa hoje a série GTC do maternizando. GERENCIAMENTO DE TEMPO EM CASA. Onde espero ajudar as amigas mamães com a minha experiencia recente.
Nunca fui muito organizada "para o mundo". Minha organização era estritamente minha. Sou viciada em tabelas e listas e hoje aprendo a usar esse vicio em benefício da familia, trabalho e a mim tbm..rs.

********************************************************

Limpeza e organização no dia-a-dia


Você já sabe que o Theo tem uma rotina estabelecida, e hoje, para mim eh indispensável para o bom funcionamento da casa. Ele tem hora para acordar, tomar café, almoçar, banhar, jantar, dormir etc.
Além disso tem mini regras dentro da rotina - o lanche da manha eh sempre fruta - para me organizar com outras coisas essenciais. No caso de estabelecer o que ele vai comer nas refeições, eh um meio de facilitar a boa nutrição sem neuras.

Eu também tenho uma rotina coladinha na geladeira. Eh mais simples e flexível, mas determina que horas do dia eu vou cuidar da casa, das coisas do Theo, do trabalho e de mim. Opa, sabia que da tempo? Muitas mulheres se anulam quando se tornam mae e dona de casa, mas o que ninguém conta pra gente eh que essa doação sem autocuidado não eh saudável. Se eu não cuidar de mim também, terei mais chance de me adoentar, por exemplo, e ai toda a ordem e dedicação ao todo sera em vão e se perderá.

Hoje a hora do cuidado diario com a casa eh cronometrada. Eu uso 30 minutos de manha para dar uma ajeitada em tudo antes de preparar o almoço. Nesse tempo: lavo louça, limpo fogão, estendo/tiro roupa do varal, varro a casa, tiro lixo cozinha e banheiro e organizo a sala (transfiro eventuais brinquedos, trecos e roupas para os comodos originais).
Veja, eu não faxino a cozinha. Eu faço o cuidado diário para fluir o dia sem estresse de limpeza extra. A casa vai se sujar e desorganizar ao longo da tarde? Claro, tem pessoas - inclusive um bebe de 2 anos - nela. Mas depois no final da tarde tenho mais um momento da casa para reorganizar tudo. Mas isso eh limpeza e organização regular, e a faxina pesada? A semana útil tem 7 dias. Determino um dia para lavar banheiro, um dia para faxinar o quarto ( arrastar cama e tirar tudo do armario pra lustrar), um dia pra lavar geladeira... eu prefiro nao estabelecer dia definido, mas se vc achar que te cabe, pode fazer isso. Ex.: quinta: dia de lavar banheiro, segunda: dia de faxinar o quarto. E assim por diante.

Quer começar? Cada caso eh um caso e cada casa eh uma casa. Eu tenho só o Theo de filho (alem da empresa e da Barbie, nossa poodle/maltez), mas vc pode ter 2, 3 ou mais filhos e terá que adaptar a rotina. A melhor maneira de saber quanto tempo terá que se dedicar a cada coisa eh anotando o quanto vc gasta hj. Faça um caderninho com as suas principais atividades diárias e com as coisas que vc tem que fazer toda semana/mês. Anote quanto tempo leva e no próximo post vamos organizar a rotina. Vamos ver o que eh possível fazer num intervalo menor de tempo - acredite, sempre dá pra fazer mais.

Beijo2
Nina


posted from Bloggeroid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pela participação!
Deixe o seu blog para que eu possa retribuir!
Marina Minari