terça-feira, 22 de maio de 2012

O primeiro mês

Tanto para contar e apenas 3 semanas se passaram...
Hoje li muitos blogs sobre amamentação e descobri uma coisa: as mulheres no Brasil amamentam em média 23 dias Oo. Uou... Isso não pode ser apenas por causa das dores (suaves dores) que a amamentação pode causar no início (primeiros dias). Isso provavelmente se deve ao fato da falta de incentivo nas próprias maternidades e a falta de informação das mães. Fora, claro, as mamães que secam o leite =/ ou quando o bebezão não quer mais por conta própria.



Vou contar então a minha experiência em relação a amamentação e mais algumas coisinhas dos primeiros dias do Theo. Acompanhe:
Nunca parei para pensar em como seria amamentar. Não porque eu tinha medo ou receio de rachar os bicos ou sei lá, mas porque isso me parece ser natural. Sempre pareceu, então, não foi em nenhum momento um item na minha lista de preocupações. Mas, apesar de não temer a amamentação, sei que me faltou mais interesse no assunto. Me especializei em parto natural de tanto que pesquisei e não me arrependo, pois me senti totalmente segura. Apesar de não ter participado de nenhum curso para pais gestantes (não conseguimos encaixar em nenhum aqui na cidade) não acredito que isso tenha feito falta. Talvez sobre amamentação, sim. No hospital recebi umas 4 orientações sobre como dar o peito, sobre a "pega" correta do bebe, sobre deixar mamar por X horas... Bem, foi uma certa enxurrada de informações e como eu não sou boba e sim muito curiosa, assim que voltamos para casa eu fui ver um pouco mais sobre o assunto. Na medida do possível pesquisei onde pude (dr. google). Claro que eu havia lido qualquer coisa em meus livros durante a gravidez, mas como eu disse, me era tudo natural e ao ler a minha reação era "claro, mas isso é lógico". Bem, eu já tinha definido na minha cabeça como seria amamentação do Theo e hoje posso dizer que mesmo estando mais ávida por conhecimento no assunto, a minha posição não está diferente do que era meu instinto materno.
Depois da bagunça que fizeram no hospital nos primeiros 2 dias de amamentação do Theo, decidi o seguinte: iria esquecer tudo o que me foi dito sobre "pega" etc e tentaria ir pelo instinto somente. Além disso, já havia optado pela livre demanda e amamentação exclusiva até os 6 meses. Depois disso, pretendo amamentar até... quando ele quiser mamar. Sim, tudo isso... a gravidade vai me pegar, eu sei, mas alguém aí já parou para analisar os benefícios da amamentação para a mamãe e para o bebê? São inúmeros, vamos ver alguns:


1. O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade; 

2. Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês; 

3. Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade, intolerância ao glúten; 

4. Contém uma molécula chamada PSTI é responsável para proteger e reparar o intestino delicado dos recém-nascidos; 

5. O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas; 

6. Previne a anemia; 

7. A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê; 

8. Amamentar por mais de 6 meses faz bem à saúde mental da infância à adolescência, segundo estudo coordenado pela Universidade do Oeste da Austrália. Segundo os pesquisadores, substâncias presentes no leite (como a leptina) ajudam a combater o estresse. O contato e o vínculo entre mãe e filho promovido pelo aleitamento também têm um efeito positivo no desenvolvimento psicológico da criança.

9. Quando o ômega 3 está presente no leite materno, o que varia de mulher para mulher de acordo com sua alimentação, ele ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida;

10. Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia; 

11. Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário; 

12. Estudo publicado na American Journal of Obstetrics revela que a amamentação reduz o risco de a mulher desenvolver síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes) após a gravidez, inclusive para aquela que teve diabetes gestacional;

13. A amamentação dá às mães as sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome até 800 calorias por dia (mas dá uma fome...); 

14. É de graça, natural, prático, e não desperdiça recursos naturais

15. Está sempre pronto para ser transportado e ingerido (não precisa nem aquecer).
16. Pode ajudar seu filho a ter melhor desempenho nos estudos e aumentar a chance de ele frequentar uma faculdade, segundo uma pesquisa norte-americana. Eles analisaram o desempenho escolar de 126 irmãos de 59 famílias. O resultado sugeriu que aquele que recebeu um mês a mais de leite materno apresentou aumento de 0,019 pontos na média de pontuação no ensino médio e aumento de 0,014 na probabilidade de cursar o ensino superior.
17. Protege a mãe contra doenças cardiovasculares, segundo estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Para a pesquisa, foram analisadas 140 mil mulheres no período pós-menopausa, ou seja, com média de 63 anos, e o resultado mostrou que aquelas que amamentaram por mais de um ano tiveram 10% menos risco de sofrer com essas doenças, se comparado com aquelas que nunca amamentaram.
Fonte: Revista Crescer


Visto isso, nem preciso justificar a minha escolha né? No final das contas, deixei fluir da maneira mais prazerosa para mim e para ele, respeitando as regrinhas que achei válidas: sentar confortavelmente, tentar posições diferentes as vezes (ele nem curte muito as mudanças, prefere o tradicional barriguinha com barriguinha mesmo), manter sempre água ao meu alcance enquanto amamento (dá uma sede), estar num ambiente tranquilo e sossegado... Coisas que ainda me parecem naturais e não soam como cartilha.



No dia que voltamos para casa senti um pouco de dor no bico do seio ao amamentar, mas rapidamente comecei a usar a pomada Lanidrat indicada por uma mãe que conheci no shopping no final da minha gestação. Usei a pomada no último mês todo da gestação e ela é ótima para dar elasticidade ao bico. Senti incômodo por 2 dias apenas, pois a pomadinha fez efeito rápido e na semana seguinte nem precisei mais usar diariamente. Hoje uso apenas quando o Theo tem um lance de esfomeado e sinto que o bico fica um pouco ardente, mas passo ao final da mamada e na próxima já não sinto nada. A pomada não precisa ser retirada para dar mama, pois tem base de lanolina.



Outra coisa que foi essencial para a tranquilidade do meu ritual de amamentação foram as conchas. Ô coisa boa! Jamais imaginei que seria um item tão indispensável assim. Graças ao bom pai eu tenho MUITO leite. É muito de verdade. Então acaba vazando facilmente e aqueles absorventes são um caos. Os que levei para a maternidade nem foram usados. No final acabei usando para limpar o bum bum do Theo, molhados em água morninha, pois os algodões que levei foram poucos para o mecônio dele..hehe. Farei um post só sobre as coisas que levei para a maternidade ;)
Como eu disse, tenho muito leite, o que fez com que eu tivesse a tal FEBRE DO LEITE (que eu nunca tinha ouvido falar). Com quase 10 dias de puerpério eu tive a primeira febre e fiquei desesperada, pois não queria ficar doente. Nem pensei naquele lance de não poder amamentar caso passe dos 38º (acho que é isso). Na verdade eu nem sabia dessa informação. De qualquer maneira não é legal né? Eu ainda sentia um pouco de dor pelos pontinhos da episiotomia (pois não repousei o que deveria...), enfim... coisa chata é febre. Liguei pro meu GO e ele me falou que era febre do leite e que isso acontecia normalmente lá pelos 10 ou 15 dias após o parto, me receitou novalgina e pronto, passou. Aí fui para o Dr. Google procurar mais sobre a FEBRE DO LEITE. Acontece que ela precede o terror das lactantes: a mastite. Nossa fiquei preocupada de verdade, pois chegou a ficar um pouco vermelho o seio direito. Aí eu encontrei a causa do problema: eu dormi sem a concha. A concha mágica faz com que o leite que vai "sobrar" na mama vaze para dentro do reservatório, evitando assim o empedramento e a mastite. Ah.. mas isso ninguém fala né?! Agora eu já sei.
Tive febre mais uma vez depois disso, pois passei pomada demais no seio e a concha escorregou para fora do bico (kkk, muito lerdinha) aí foi como se eu tivesse dormido de novo sem ela. E quando veio a febre, tomei o remédio e passou de novo. Sem crise. O problema foi que as duas vezes que eu tive a tal febre foram dias que saímos de casa. Imaginem a confusão para encontrar a razão da febre...
No site do fabricante da concha é indicado tirá-las para dar mama (claro) e para dormir... eu fiquei receosa de tirar depois das 2 febres, mas com a possibilidade de empedramento decidimos que era hora de ligar para o Banco de Leite. Depois que eu passei a fazer a ordenha (manual, pq a bombinha é terrível), mesmo que não seja para doar, mas pelo menos para esvaziar um pouco a mama (durante o banho), posso dormir sem as conchas tranquilamente. É bom virar de lado de novo :D

Bom, fora isso, nenhum dos terrores da amamentação me pegaram: mastite efetiva (só endurecimento de uma parte no dia da febre, mas fiz massagem e passou - sem dor), empedramento, rachaduras, sangramento... nada disso. Outro benefício da concha é que a medida que o leite vai entrando no reservatório o bico do peito fica em contato com o leite e assim hidrata a pele, evitando tudo isso aí acima. O fabricante diz que estimula a fabricação de leite também.

Gente, minhas experiências têm sido muito intensas, pois não tenho ajudante. O Papaizão teve que voltar ao trabalho logo e não tenho mãe/sogra aposentada para ficar comigo. Recebi a visita da minha mãe no início e toda vez que vou na casa dela ela troca, mima e nana o Theo. Minha tia também veio dar um banhão nele logo no início e ficar curtindo com ele. Hoje (depois das minhas febres) minha sogra lava e passa todas as roupinhas do Theo - o que me ajuda pra caramba. Mas EFETIVAMENTE não tenho ninguém para ajudar durante o dia-a-dia. Estou sentindo TUDO o que é ser mãe e ainda que não seja fácil a todo momento, principalmente a noite (dormir picado), cada dia eu amo mais essa condição.

Um Smack pra quem lê ;)

5 comentários:

  1. Mari... aproveite. Não tive tanta sorte: a Lara tinha preguiça de sugar e desistiu, tive que iniciar o copinho....
    Ah! e quanto a dormir picado, sinto te informar que nunca mais você vai dormir como antes....

    Bjokas. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deia... to sabendo da sua experiencia do mama com a Lara... é uma pena, mas vc como super mãe que é, compensa por outro jeito :)
      sobre o sono, as vezes nem é ele que acorda, mas eu que fico acordando pra ver como ele tá... se respirando direitinho, se a chupeta ta caída entre o rostinho e o lençol apertando rs... ou só pra olhar como é lindo.
      E se eu pudesse trocar? Faria tudo de novo :D Dormi bastante a vida toda... um pouco do meu sono por ele? td bem :D

      Obrigada pelas visitas De! Beijão

      Excluir
  2. ai ai ai, eu preciso ir ai ver eu baby lindo!
    Ta tao gostoso t acompanhar por aqui, mas bate uma saudade...
    Mt leitinho pro Theo, ate qd ele quiser \o/
    Pena q eu mudei, senao iria com prazer ajudar um pouquinho ): sentir cheirinho de nenem novo, hummmm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa messssssmo Dona Jamila!
      Mas continue nos acompanhando por aqui enquanto não vem... aliás, onde vc ta agora? Sampa? Imagino que seja por causa de trabalho né?

      Estamos esperando viu?! Seria demais se vc pudesse estar por aqui. É uma pessoa que me faria muito feliz em receber...
      Beijão com saudade

      Excluir
  3. Mari......vc parece cmg como mãe....tudo de Cecília eu q faço....e sem minha mãe.....Cecília até hj mama.....vc está com o pensamento correto!!!beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pela participação!
Deixe o seu blog para que eu possa retribuir!
Marina Minari