sexta-feira, 16 de maio de 2014

Utilidade * GTC * as listas

Mais um pouco da série de GERENCIAMENTO DE TEMPO EM CASA


AS LISTAS
- Rotina do Theo
- Rotina da Mamãe
- Tarefas Semanais/Mensais
- Tarefas Avulsas
- Lista de compras
- Calendário de encomendas

Vou falar de cada uma, detalhando os processos.

A Rotina do Theo
Uma vez resolvi criar a rotina do Theo em papel, para deixar a vista e não perder alguma coisa por estar muito corrida. Começou só com as etapas comuns que eu já seguia, sem horário específico. Depois com o tempo fui aperfeiçoando de acordo com a realidade e depois senti necessidade de colocar horário para tudo. Não sigo, até hoje, todos os passos ao pé do minuto. As vezes varia em meia hora.. até 2 horas para mais ou para menos. De todo modo a rotina me ajuda a ficar mais tranquila e me sentir no controle. Contole é indispensável, para mim, depois que se tem filho e se pretende educar com o mínimo de "regras". Regras de convivência.

ROTINA DO THEO
8h00   Acordar
8h30   Tomar café
           Escovar os dentes
           Ver desenho na TV
9h00   Brincar (sem TV)
10h15 Lanche da manhã
10h30 Passear com o cachorro (já compramos fruta nessa hora)
11h00 Brincar (em casa)
11h45 Ajudar no almoço
12h30 Almoçar
13h30 Cochilar
14h30 Acordar
15h30 Tomar café
           Brincar
16h30 Atividade didática (desenho, números, letras, histórias, música, dança, etc)
18h30 Tomar banho
19h30 Jantar
           Brincar
           Ver desenho na TV
21h30 Dormir

No geral tudo é seguido tranquilamente, sem precisar ficar presa aos horários. É muito comum ele dormir mais tarde do que a hora da rotina, mas quando é seguido tudo que tem depois do cochilo ele dorme com mais facilidade no horário programado. Se eu deito também, conto histórias e converso ele dorme mais fácil.
O horário do cochilo é quase sagrado, porque o horário de acordar é bem seguido. Se eu deixar solto, ele dorme até as 11h, não cochila a tarde e cai de sono lá pelas 18h30 ~19h, mas isso não é nada saudável. Além da chance dele acordar de novo depois das 22h com fome.
Criando essa rotina eu consigo tempo para cuidar da casa, de mim, dele, e do meu trabalho. Sim, ainda tem o meu trabalho. Por isso, a pouco tempo criei a ROTINA DA MAMÃE, que é bem mais simples e depende da  dele, portanto ficou assim:

ROTINA DA MAMÃE
7h00 Acordar
         Trabalhar
*Parece que 1h é pouco, mas levanto, tomo um café preto e vou para o computador responder algum email, verificar planilhas etc. É só uma checagem. AS 8h acordo o Theo, ele vai pra sala, conversamos um pouco e vou preparar o café para nós.
8h30 Café da manhã (junto com o Theo)
9h00 Cuidar da casa (preparação para o almoço e organizaçao de leve)
*Coloco o cronômetro ligado em 45min e faço tarefas básicas como: lavar louça, lavar/retirar/estender roupa, varrer sala, cozinha, banheiro, passar um pano, organizar sala (coisas espalhadas como sapatos, brinquedos, toalhas, cadernos/livros vão para seus cômodos certos), tirar lixo (e colocar saquinho de novo).
10h Trabalho (Dou mais uma checada no computador, crio promoções e anoto as idéias) antes da próxima atividade ele tem o horário do lanche da manhã, que é sempre uma fruta.
10h30 saímos para passear antes do horário de almoço. Relaxante e estimulante, o Theo fica muito mais calmo quando dá tempo de encaixar essa saidinha.
11h00 entre esse horário e 11h30 fazemos o almoço. Como eu disse, ele me "ajuda" na cozinha. Gosto de envolvê-lo pois é mais uma oportunidade de fazermos coisas juntos e dele ter vivências da vida cotidiana.
Dou a ele atividades simples. Vou cortando a carne e ele colocando num potinho. Depois ele vira o potinho na panela. Ele monta o prato de salada. Liga o botão da panela de arroz, pega itens na geladeira....Só não mexe na panela no fogo (por motivos óbvios).
12h30 por volta desse horário o almoço está pronto. Coloco a mesa e como junto com ele. Eu na mesa grande e ele na dele, pequena. Já aprendeu a usar a colher sozinho e raramente desperdiça comida deixando cair no chão.
Depois do almoço, fico com ele na sala. Vemos desenho, conversamos, e logo ele cochila.
13h30 Que quase certeiro ele estar dormindo eu volto para o trabalho. Aí eu faço valer as idéias anotadas mais cedo. Nesse intervalo também faço uma ginástica, ou faço unha, sobrancelha. Cuido de mim de alguma  forma. Não é religiosamente diário, e meu trabalho também não é rígido, então esse tempo eu posso alternar a atividade. Também é um bom horário para escrever no blog (esse mesmo) que é um ótimo hobby para mim.
14h30 Entre esse horário eu o acordo do cochilo. Sim, ainda tenho que chamá-lo, pq se deixar ele vai até as 16h e a noite já sabe. Ele demora a despertar de fato, então damos uma enroladinha, um pouco de desenho na TV, sem muita definição. Até a hora de tomar café.
15h30 É hora do lanchinho da tarde. Nada muito elaborado. Ele toma um yakult, come um pãozinho ou bolachas, ou come mais uma fruta. Depois do café ele brinca mais um pouco em casa mesmo ou vamos ao parquinho.
16h30 Esse é um horário reservado ao momento lúdico e didático. Fazemos alguma arte, reciclagem, brincadeiras de desenvolvimento, leitura. Infinitas possibilidades, mas é um tempo no dia voltado especificamente para seu desenvolvimento intelectual. Exagerado? Não é só porque não vai a escola que ele não tem que aprender ;) Preparo como posso e quando for a escola ele vai se desenvolver mais e melhor.
17h00 Entre o horário da atividade didática e a hora do banho(18h), há um espaço grande. Então quando terminamos a atividade ele brinca mais um pouco. E eu vou cuidar da casa, afinal, criança tem que brincar. Organizo o que será a janta, arrumo a cozinha e repito a ordem da manhã. A hora do banho é essencial, porque dá início a rotina da hora de dormir. Não saio mais de casa após esse horário (pelo menos na rotina de segunda a sexta). Até a hora da janta ele fica livre para brincar e eu para fazer meus afazeres.
21h30 Janto com ele, assim como todas as outras refeições. Sempre fazemos as refeições juntos. Acho isso muito importante.
22h00 Quando tudo dá certo e ele já está dormindo no horário da rotina. Eu trabalho mais um pouco, tenho momento de relaxar, ver tv, tomar banho sem cuidar da casa ou nada de limpeza até 23h30 ou meia noite. quando, finalmente, durmo.

Não fico feito doida faxinando a casa, nem corro com limpeza o dia todo. Já houve um tempo que foi assim, mas depois de determinar 2 horários para manter a casa em ordem tudo melhorou. E tem coisas que precisam ser feitas todo dia, mas tem coisas que semanalmente já se revolvem. Pois isso as atividades semanais (o que seria um dia da faxina) eu faço durante a  semana. Não determino dia fixo para cada atividade, mas as incluo nos horários mais flexíveis da minha rotina. Não uno 2 tarefas mais pesadas no mesmo dia, pois isso não é saudável para minha relação com o Theo. Se eu ficar focada na casa por horas, ele vai precisar ficar sem atenção. Então veja como encontrei  a solução para o meu caso:

TAREFAS SEMANAIS (precisam ser feitas ao menos uma vez por semana)
- Faxina pesada no quarto (levantar tudo, varrer e passar pano, limpar as quinas do teto, passar lustra móveis, tirar tudo do guarda-roupa e dobrar as roupas que se misturam)
- Trocar lençóis
- Lavar o banheiro
- Lavar a cozinha
- Faxina pesada na sala (levantar tudo, varrer e passar pano, varrer quina das paredes, passar lustra móveis)

TAREFAS QUINZENAIS OU MENSAIS
- Limpar a geladeira
- Organizar armário da cozinha (tirar tudo e arrumar mesmo, potes e alimento).

TAREFAS AVULSAS
- consertar peças de roupa rasgadas, descosturadas, manchadas.
- consertar coisas da casa que tenham dado defeito ou quebrado (tomadas com mau contato, chuveiro que não esquenta, bocal de lampada)
- fazer compras

LISTA DE COMPRAS
Minha geladeira é um mural. Tenho um quadro magnético para anotar coisas que vão acabando e que sinto falta na cozinha/despensa. A medida que acaba ou que sinto falta, vou anotando. Quando é chegado o momento da compra ajuda a economizar e comprar o que é necessário.

CALENDÁRIO DE ENCOMENDAS
Na geladeira também coloquei um calendário de encomendas. Na semana/dia que eu tenho encomenda a agenda é adaptada. Meus horários de trabalho no computador são alternados com os horários que fico na cozinha, mas hoje eu consigo dar conta das encomendas com o Theo em casa e sem perder prazos. Quando está chegando o dia posso comprar o material (não preciso armazenar muita coisa em casa, pois não teria espaço mesmo) adequado e manter o trabalho com materiais frescos.

Talvez eu não tenha listado todas as tarefas, mas se vc quer começar a gerenciar seu tempo, acredito que esse post irá te ajudar. Essa é a minha experiência. No próximo post de GERENCIAMENTO DE TEMPO EM CASA vou falar do armazenamento das coisas em um espaço pequeno como o apartamento.

beijo²
Nina



2 comentários:

  1. Nossa adorei. To precisando criar listas para começar a me organizar melhor. Otimizar tempo é muito valioso. E preciso começar a encaixar um horário para passear todos os dias, nem que seja uma volta no prédio...
    Amei. :)
    Bjs
    Linda semana
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi eu sou viciada em listas rs... meu marido ate brinca quando eu falo a palavra lista.. vira pro outro lado pq diz q eu sou maluca kkk...
      Mas acho que facilita tanto a vida. E eu sou meio sistematica com isso.
      A saidinha pelo menos uma volta no cond. Tbm acho q faz toda diferença no animo dos pequenos...
      Bjoos

      Excluir

Obrigada pela visita e pela participação!
Deixe o seu blog para que eu possa retribuir!
Marina Minari