segunda-feira, 27 de agosto de 2012

VISITAS NO PÓS-PARTO

Boa noite mulherada!!!!!
Mamãezinhas e filhotinhos... hoje vim fazer um post debate, com a indicação de tema da queridona Lariss.

(Essa é a Larissa, com a gatinha da Clara no pós-parto)

O assunto é VISITAS NO PÓS-PARTO.
Gente... todo mundo leu o meu Relato do parto... (se não leu ainda, clica ae!) E notou que a coisa não é bem simples como nos filmes "Ai, ui, minha bolsa estourou e... - chazam - olha que bebê lindo". Nunca, jamais na vida que a mulher vai sair gatona da sala de parto, prontinha para receber visitas. As vezes, me arrisco dizer, não queremos nem receber nossos parentes, afinal, há um mínimo de auto-estima ainda após tanto esforço mamães!!!

Achei interessante vir aqui fazer mais um relato e abrir essa enquete entre a mulherada, pois uns 2 meses atrás descobri a insatisfação de uma pessoa importante para mim em não ter podido ir nos visitar tão logo saímos da sala de parto - a minha sogra. Tivemos uma conversa, que não vem ao caso, mas que ela me disse ter ficado muito chateada por não poder visitar na primeira hora o seu primeiro neto. Ora, eu me desculpei com ela, pois não queria gerar insatisfação numa hora que deveria ser só sorrisos (e mais uma vez,  desculpa aí, sogra!), mas mesmo assim, não faria diferente hoje. Eu pedi pro maridón não liberar as visitas no primeiro dia, pois eu fiquei HOOOOORAS acordada tendo contrações e contrações no trabalho de parto, tive parto normal, não havia tomado banho ainda (tem um tempo para fazer isso, pois a pressão fica vulnerável a esforços como levantar), estava com fome etc etc etc... Quem acompanhou o post da mala da maternidade viu que eu até levei maquiagem para o hospital, pois estava intencionada em receber bem minhas visitas. Fiz, eu mesma com muito carinho, lembrancinhas para homens, mulheres e crianças. Mesmo sendo a minha primeira idéia NÃO RECEBER VISITAS ENQUANTO ESTIVESSE NO HOSPITAL, acabei mudando de idéia e achando que poderia ser bacana dividir o momento.
A gente fica dividida entre ser solicita em função do próximo e ser determinada nas decisões (atitude que pode ser vista como egoísmo). É um momento delicado, pois a mulher MUDA MUITO após o nascimento do filhote. Hoje mesmo comentei com o Jorge que esse ano eu nem txum pro meu aniversário (acabei de notar que falta só uma semana) que via de regra eu costumei almejar O festão. A gente começa a pensar com o coração só por eles, a gente se "anula" em muitas coisas, a gente não pensa mais tanto em nós... pelo menos no princípio é muita adaptação. E por mais que a mulher se prepare, jamais vai saber COMO E O QUE até que a hora chegue de fato.

Então, acredito que esse momento pós parto, assim tão recente, tão vívido ainda, seja um momento muito exclusivo do casal (principalmente no primeiro filho) e não me arrependo de ter restringido as visitas. Talvez quando eu tiver o próximo baby, seja mais fácil de assimilar tudo isso e eu tenha outra atitude. Sei que, se eu sentir que deve ser um momento família (mamãe, papai e neném), não hesitarei em definir isso com mais firmeza.

Para fechar, algumas fotos do hospital:
Imediatamente após o parto - olheiras, cansaço e muita emoção

O papai estava tentando se conter desde o momento do parto

Tá vendo como é delicado? Nem nós havíamos assimilado ainda.

Ainda no êxtase de tanta novidade e hormônios após o parto

Além de tudo, inicia-se o processo de aprendizagem - amamentação e maternidade

Parte do momento visitas no hospital:

A visita da Família Frank Bernardes

O dia que eu me "preparei" para receber as visitas - olha o make

Nota da mamãeblogueira:
Como o intuito não é gerar polêmica, e sim discutir IDÉIAS e OPINIÕES, devo esclarecer que tudo o que consta nesse post é o que consta também na minha cabeça e coração. É um relato de quem esteve na experiência do momento e dos meus sentimentos. Não tenho a intenção de ferir ninguém ou impor uma atitude, me desculpem aos que se sentirem lesados e estejam livres para deixar sua opinião nos comentários abaixo. Convido solenemente as minhas amigas mamães leitoras e mamães-blogueiras a comentarem.

Beijo cor de mãe ;)




8 comentários:

  1. Oi amiga...primeiramente judiou de mim , colocando essa foto...rsrss
    As 3 da madruga agordei toda molhada , achei que tinha feito xixi na cama porque quem está grávida ou já esteve sabe como é incontrolável a vontade de ir ao banheiro. Mais calmamente levantei e pensei comigo rs vamos ver se parar e xixi se não é a bolsa, dito e feito era a bolsa que havia estourado ai fui ainda tomar banho e arrumar algumas coisas para levar já que a minha mala ainda não estava pronta rsrsrsr mais enfim vamos tratar o assunto do porque minha cara estar assim na foto rsrrsrs
    tive uma cesária as 4 da manha meu marido infelizmente longe de mim só chegou as 10 da manha que é a hora dessa foto .
    Eu particularmente não visito ninguem que tem filho no hospital porque mesmo antes de ser mãe já ficava imaginando tudo que estaria passando e uma muvuca olhando .
    Mais enfim acho sim que a visita a maternidade deveria ser restrita já que existe e que algumas pessoas deveriam ter respeito e senso .
    Eu estava exausta querendo descançar e como vc mesmo disse aproveitar o momento com o pai da minha filha ja que ele não participou do parto e não tive ele ja chegou e com ele mais um monte de gente no quarto nem ficamos juntos só nos 3 e assim foi os 3 dias que fiquei internada. Não conseguia nem comer ou ir ao banheiro sem que tivesse alguem ali sentado(a) dentro do quarto falando e falando ....ai é a triste realidade mais não queremos ver e nem falar com ninguem naquele momento mesmo , concordo com vc.
    E se tiver o segundo filho pensarei da mesma maneira mais agirei diferente vou ser mais realista e falar a verdade nao guarda pra mim...rsrs
    Obrigada amiga por me abrir essa sessão desabafo ..rsrsrsr beijos

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus somos todos iguais, né? Eu não dou a mínima pra aparência, nunca dei. Fui pro meu baile deformatura com um vestido reto, bege, sem brilho e sem nenhuma maquiagem. Não gosto. E da maternidade, idem. Recebi muitas visitas.... que estavam lá pra ver a Lara. Ponto final. É isso. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/2010/07/lara-chegou.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De boa, vc foi de uma grosseria! Perdeu a oportunidade de ser simpática e se manter calada! Vc achou bacana receber as pessoas, ótimo! Tem gente que acha o máximo até transmitir pela net o parto. Outras acham que isso é pura carência e falta de auto estima, muitas delas psicólogos e psicoterapeutas! #ficaadica

      Excluir
    2. Olha se for pra receber pessoas inconvenientes e ouvir palpites, prefiro ficar sozinha. Existem pessoas que gostam de privacidade, ao contrário de algumas malas sem alça por ai que adoram aparecer.

      Excluir
  3. Conheço mulheres que se emperequetaram todas para a cesária. A mãe de uns amigos meus, por exemplo, costuma fazer escova durante o pré-parto antes de chegar no hospital. Maior que a necessidade de se manter bonita e apresentável de algumas mulheres, é a necessidade de conservação pessoal de outras.
    Nada em relação a aparência somente, mas em relação ao desgaste físico. Se eu tivesse problema com a imagem não teria postado fotos aqui no blog... no meu caso, debato em relação a exaustão que me foi um parto normal e a tudo o que envolve a maternidade no seu estalo de estopim. O momento de cada mãe é diferente, único e cada uma se prepara (se isso é possível) de um jeito.

    Ainda assim, como disse a nossa amiga Déia, somos todos iguais, vendo o mundo com diferentes olhares que devem ser respeitados e não questionados :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo o que tenho lido em vários blogs, o que vc fez e passou é mais do que normal! Obrigada por compartilhar isso de forma doce e delicada conosco! Ajudou-me aqui a tomar uma decisão a respeito!
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu vejo isso de uma outra forma!! gostaria que a família do meu filhote participasse, seja ela por parte materna ou paterna. É um momento especial sim para os pais, mas não deixa de ser também para os avós e tios. Temos que partilhar a alegria com essas pessoas amadas que nos proporcionaram esse momento afinal se não fossem por eles não seriamos mamães e nem papais. Iremos ter vários momentos entre pais e filhos. E porque não dividir com os avós esse momentos mágicos?! "Quando nasce uma mamãe e um papai também nasce uma vovó e um vovô"!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Anonimo...cada mulher ve de uma forma e tem sentimentos diferentes em relação a esse momento, tem quem goste de toda a familia no entorno nessa hora, tem quem nao se sinta á vontade nem com os familiares mais intimos...isso nao é questão de egoismo e sim de temperamento, cabe ás pessoas respeitar a parturiente, pois uma serie de fatores podem leva-la a não querer muitas pessoas em torno dela e do bebe apos o parto, e um deles pode ser que o parto tenha sido muito complicado.Para quem nao se importa, é ótimo, não será atacada e julgada, é claro que é muito mais facil, mas respeitar a vontade da mãe nessa hora ajuda bastante

      Excluir

Obrigada pela visita e pela participação!
Deixe o seu blog para que eu possa retribuir!
Marina Minari