terça-feira, 17 de abril de 2012

38 semanas - xô ansiedade

Boassss minha gente,
Estamos oficialmente com o Theo "a termo" e sim, ele pode chegar a qualquer momento a partir de agora. Mas, apesar de tanta torcida para que ele venha nos dias 18, 21 e 24, devo informar que meu instinto materno não confirma essas datas. Não me lembro, mas acho que já indiquei a minha data - 27 de Abril - como provável, pois tive um sonho com esse número meses atrás. Hoje considero também o dia 29, então fico entre 27 e 29. Mesmo assim, não quero ficar pensando nisso. Acabo de ler alguns blogs e matérias sobre dilatação (estamos no zero) e contrações (por enquanto só as de Braxton Ricks mesmo) e descobri uma coisa que não me alegrou. Até aqui eu vinha muito tranquila em relação ao nascimento dele. Estava de verdade muuuuito calma, passeando por aí com minha mãe, fazendo comprinhas, terminando de fazer a malinha dele, a minha (ainda não está completa), dando retoques finais do quarto (agora começo a pensar que ainda posso fazer algumas coisas por lá) e por isso não havia encontrado tempo para pensar no parto, nem para ficar ansiosa quanto a isso, MAS.................. pois é. Esse final de semana fomos para Campinas numa festa de formatura que já estávamos pensando que não ia dar para participar, mas o médico liberou e fomos. Saímos sabado e voltamos domingo. Foi uma viagem rápida, mas aconteceram coisas...
- Fiquei super inchada semana passada, como eu já havia dito. E isso fez com que eu precisasse até de um novo sapato para ir a festa. O Vestido eu consegui ainda usar um que já tinha... no fim das contas eu nem estou assim tão imensa. Mas meu pé ficou uma batata o final de semana todo. Durante a festa, no salão, estava abafado e até que não inchou tanto. Consegui até dançar um pouco. Um pouco, porque o Theo curte um som e se animava demais quando eu dançava, me deixando cansada...rs. Então deixei ele dançar sozinho e fiquei só balançando um pouquinho com a galera. Nem comi muito, pois não tenho sentido muita fome. Bebi bastante líquido, pois isso sim eu sinto: SEDE.
- Pessoas no meio da festa me perguntavam quando ia nascer, mulheres no banheiro elogiavam a barriga e ficavam muito surpresa quando eu dizia estar de 9 meses. Mas a isso já me habituei. Consegui responder a uma que muito me importunou de uma maneira mais "rude" que era para ela tomar cuidado pois poderia nascer ali mesmo. Mas isso para me tranquilizar quanto as especulações de quem eu nem conheço.
- Antes da festa, haviam muitas mulheres se arrumando na casa da Madrinha do Jorge (a formanda) e muita gente ali também me perguntava sobre o nascimento e fazia as brincadeiras de praxe sobre ele nascer logo - na festa, por exemplo. Eu já estou mais rindo de tudo do que qualquer coisa, pois não há muito como fugir das pessoas. Mas isso tuuuudo aí me levou a um fato. Vou contar agora:
Chegamos domingo a noite de volta a SJC e na segunda a tarde eu tinha consulta pré-natal. Mesmo não tendo adivinhar quando ele vai chegar, mesmo já tendo escolhido parto natural, mesmo sabendo que até 42 semanas ainda é NATURAL devo confessar que cai na tentação da ansiedade. Fiz exame de toque e fiquei chocada/decepcionada/desapontada com a notícia de que ele ainda está "alto, móvel e sem dilatação". Poxa, agora contando isso me sinto uma besta. Não era para eu me sentir assim... Na verdade eu nem deveria ouvir o que é dito nessa hora. Deveria deixar isso apenas para os dados médicos do Amauri mesmo. Ele sim tem que saber a evolução do negócio, afinal ele é quem vai auxiliar o parto - o médico. Mas, eu confesso, fiquei nesse estado aí.
A boa notícia é que eu tenho um companheiro maravilhoso que mesmo sem fazer esforço me deixa pra cima, me coloca a ver o lado positivo de tudo, me faz desencanar de qualquer besteira... E após conversarmos a noite, antes de dormir, comecei a me sentir melhor novamente. Hoje, após sair da cama, comecei a ler mais na internet e descobri que a ansiedade causa adrenalina no organismo e a adrenalina compete com a ocitocina. São duas substancias diferentes que não agem em conjunto, logo, se eu ficar na nóia, nada vai caminhar. Isso entre outras coisas. Há mulheres que só tem a dilatação no dia que entram em TP (trabalho de parto), ou uns 2 dias antes. Há mulheres que não sentem as dores das contrações e acabam chegando no hospital e dando a luz em menos de 1h. Há muitos outros fatores por aí e não devo ter a porcaria da ansiedade.

Agora que eu voltei a ficar consciente, as coisas vão voltar ao normal para mim. Meus pés nem estão inchados desde ontem. Não sinto dores em lugar algum, a barriga não me pesa a ponto de não querer andar, não sinto enjoos ou azia, não estou a ponto de explodir. Eu posso esperar. Vou tentar me divertir quando alguém disser que não passa de hoje, ou amanhã e levar como especulação normal de assunto público. Já admitimos aqui que a gravidez passa a ser pública depois de um tempo.
Vou me dedicar a descansar para ter energias pro grande dia, seja ele quando for, caminhar pelo menos uma vez ao dia (pelo bairro, até a padaria, até a esquina ou loja de aviamentos) para não cair na ociosidade,   fazer os exercícios de kegel para continuar estimulando meu corpo pro dia D (ou dia P), fazer os exercícios de bacia que li em blogs de Doulas (para facilitar a passagem do bebe) e esperar. Como eu disse, até 42 semanas ainda é gravidez a termo, saudável. Então... 42 semanas vai dar lá pro meio de Maio, minha gente. Acreditar que levará tudo isso eu não acredito, mas quem decide não sou eu.

Esse post foi um desabafo, talvez de mim para mim mesma. Volto para falar sobre as coisas prometidas no último e para ilustrar tudo o que tenho feito com fotinhos belas.
Beijinhos para quem é de espera ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pela participação!
Deixe o seu blog para que eu possa retribuir!
Marina Minari