quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Os "DES"

Buenas!!
Eles estão por aí... os DES. E por aqui estão marcando presença. Hoje vou falar de 2 deles... vamos ao primeiro:

DESmame
Aconteceu. Ele desmamou. Simples assim. Desmamou sozinho.
Nunca acreditei em "meu filho desmamou sozinho aos x meses". Sei lá como funciona, mas ele estava com 1ano e 5 meses e um dia não pediu mais. Durante umas 2 semanas tivemos dias com e dias sem os mamás da madrugada e um belo (não tão belo para a mamãe) dia ele parou de pedir.
Eu já não ficava oferecendo a todo momento, mas ele sempre pediu pra cochilar a tarde, em momentos aleatórios e para dormir era indispensável. Ainda durante a madrugada ele mamava até 2x, sem abrir os olhos, mas me puxando a roupa.

Fomos a praia no fds do dia 22 de Setembro e ele brincou tanto que acho que esqueceu ou não aguentou acordar para mamar. Dormiu direto após o banho e não acordou de madrugada. Sofri com os seios cheios e doloridos e fiquei insistindo para ele mamar. Confesso que pensei mais em mim (na dor física) do que no desmame acontecendo sem aviso. Isso aconteceu no último dia de praia e no domingo que iríamos voltar pra casa ele mamou. Mamou para dormir quando chegamos em casa, mas não mamou de madrugada. Foi aí que começou o dilema. Tive que aceitar que talvez estivesse acontecendo. E estava. Mais duas noites e ele não pediu mamá. Já não me doía fisicamente, mas emocionalmente me triturou.
Meu coração estava tão apertado, mais do que quando ele começou a comer e passou a mamar menos. 6 meses inteiros de amamentação exclusiva criam vícios, além dos laços. E a mais viciada era eu.
Não, o desmame não foi NADA fácil para mim. Eu cheguei a chorar.

Depois de uma semana confusa, com 2 dias sem mamada, 1 dia com uma mamadinha simbólica, e assim aleatóriamente, minha ficha caiu. Quando ele fez caretinha para o peito, eu entendi. Fiz um ioga mental e aceitei que o meu bebe está crescendo e isso é mais uma fase na vida dele. Mais uma etapa que se atravessa. Parei de sofrer e comecei com o leite Ninho +1, afinal o cálcio do leite e outros itens é indispensável, todos sabem.
Começou o dilema do leitinho na mamadeira (que jamais eu falo mamá kkkk. Falo: quer sua mamaDEIRA, filho?)
A princípio ele não quis o leite puro. Tentei Mucilon, nada. Tentei Neston, nada. Tentei Sustagen KIDS e... ele adorou. Após umas 2 latas descobri que esse troço é caríssimo e que eu teria que achar outra solução. Tentei novamente os outros e não havia meio... Até que eu provei. Gente, como esse Sustagem é doce. Bom, larguei o preconceito e tasquei uma colherinha de açúcar junto com o Mucilon (que a vovó Frank havia comprado uma LATONA e estava parada) e....... Ele tomou tudo. Abandonei de vez o Sustagen e agora ele já aceita Mucilon, Neston vitamina, qualquer neston se tiver uma colherinha de açúcar. Estou diminuindo o açúcar a cada semana, pois eu espero que ele não dependa disso. Até agora tem funcionado bem.
A rotina é uma mamadeira pra dormir (que ele segura sozinho) - 200ml em média. Uma outra lá pelas 6h da manhã e às vezes uma a tarde, mas só quando ele pede. Me segura pela mão, leva até a cozinha e aponta o armário.

Já fez um mês do desmame oficial, e só agora criei coragem e segurança de falar do assunto.

Agora o segundo DES... o DESfralde.
Não, ele ainda não ocorreu, mas é fato mais leve de comentar. Só quero registrar que ele começou a reclamar da fralda suja. Estamos começando os primeiros passos para ele. Ainda está longe, reconheço, mas hoje ele pediu pra trocar a fralda do número 2. Tem acontecido com cada vez mais frequência.

beijo²

Um comentário:

Obrigada pela visita e pela participação!
Deixe o seu blog para que eu possa retribuir!
Marina Minari